quinta-feira, 26 de novembro de 2009

1º Semana: Pilares

Os pilares são jogadores que formam, junto com o talonador, na linha de frente do melee. O nº 1 é o Pilar Esquerdo (Loosehead Prop) e o nº 3 o Pilar Direito (Tighthead prop). Tipicamente pilares devem ter pescoços curtos e ombros largos por causa da força que é passa por toda coluna do jogador na hora da melee. Idealmente ambos pilares devem ter a mesma altura para fornecer estabilidade ao talonador.
Como são os jogadores que recebem o maior impacto na melee, devem ser fortes e resistentes, principalmente nos braços, costas e peito. Também nas pernas, já que todo impacto do melee deve ser absorvido pelas pernas dos jogadores. Tipicamente o Pilar Direito é maior porque tem a responsabilidade de manter a melee em pé.
Em jogo os pilares, junto com os segundas linhas, são responsáveis por garantir a bola para a equipa em rucks, mauls. Mas isso não os impede de ser uma importante arma de ataque quando tem a bola.
A função dos pilares na melee é fornecer uma plataforma estável para o talonador (nº 2), poder alcançar a bola com mais tranquilidade.
Nos alinhamentos é esperado dos pilares força suficiente para levantar os Segundas Linhas ou Terceiras Linhas com rapidez e estabilidade, conforme a jogada chamada pelo talonador. Pilares também são usualmente os primeiros a formar o maul nos alinhamentos e devem garantir uma base boa para o mesmo mantendo as costas direitas.

Votem no que para voces é o melhor pilar de sempre.
Deixo vos este video de o famosso pilar sul africano Tendai Mtawarira




António Coimbra

1 comentário:

  1. É imprissionante a sua garra e força! Um exemplo para qualquer jogador. É umn placador fenomenal e um autentico destruidor de melees!

    ResponderEliminar