sábado, 17 de abril de 2010

Resumo do Youth Festival


Resumir tudo quanto se passou num enorme recinto em dois dias de um grande festival num só artigo não é, por si só, tarefa fácil. Foram mais de 180 jogos, cerca de 18 horas de competição espalhadas por um fim-de-semana em que o rugby nacional, dos sub18 para baixo, esteve sediado no Jamor.

Antes disso, todavia, importa saudar e reconhecer o soberbo trabalho da organização do festival, tanto na sua componente logística, que reuniu individualidades de vários quadrantes da comunidade nacional, como na componente técnica deste evento, assegurada pela equipa da Associação de Rugby do Sul.

Agora com os Sub16, um escalão em que muitos dos principais atletas portugueses estavam ausentes, com a participação no Estágio FIRA, a decorrer ao mesmo tempo que o PRYF, com a preparação para o antigo Torneio de Millfield, este ano a realizar-se em Wellington, ainda em Inglaterra (para quem estará a perguntar-se se não nos estamos a referir à capital da Nova Zelândia), e convocados para a Selecção Nacional de Sub16, a grande favorita à vitória final neste escalão e uma invulgar presença no festival.

Esta prova teve, nos quatro grupos, uma equipa que desde cedo se estabeleceu como a mais forte, aquela que, não sendo um "cabeça de série", dificilmente falharia as meias-finais de Domingo. No grupo A, os irlandeses do Greystones RFC mostraram-se mais fortes do que o Técnico, o Santarém e o Belenenses, ficando estas três equipas condenadas a lutarem pelo segundo lugar. Tendo o Técnico derrotado o Santarém, e com o Belém a sair vencedor de um renhido encontro com os atletas das Olaias, tudo indicava que, com o último jogo a ser entre os homens do Restelo e os escalabitanos, uma formalidade separava apenas os lisboetas da fase final.Não podíamos estar mais enganados. Os atletas do Santarém surpreenderam tudo e todos e, vencendo o encontro por uma diferença de apenas três pontos, deixaram a classificação do grupo empatada, em termos de pontos, para o segundo lugar. Tendo em conta que os jovens do Ribatejo eram a equipa com melhor registo disciplinar dos três conjuntos acima mencionados, assistimos aqui à grande surpresa do dia.

No grupo B, o "grupo da morte" para este escalão, os actuais Campeões Nacionais, Cascais, os líderes do Campeonato 09/10, o Direito, e a sempre aguerrida equipa do CDUL mediam forças com os madrilenos do Liceu Francês, estando todos os cenários em aberto no que a previsões diz respeito. Até aqui, falámos de previsões. Nos campos Move Sports, CM Oeiras, TMN e Adidas (estes dois últimos campos ocupados para as últimas partidas do primeiro dia), quem mandou foram os jovens do Grupo Desportivo que "sem espinhas" venceram os seus jogos na primeira fase.Contra o segundo classificado, o Liceu Francês de Madrid, devemos salientar a boa exibição que tanto Cascais como CDUL produziram, em especial os universitários de Lisboa que, de forma muito corajosa, deram até final luta aos espanhóis, recusando-se a aceitar a derrota e carregando em busca do ensaio e de uma vitória, que até então, apenas tinha sido obtida contra o Cascais.

O grupo C emparelhou duas equipas estrangeiras com um conjunto muito novo e em busca de experiência, o Vitória de Setúbal (a Académica não compareceu na prova deste escalão com uma equipa, apesar de estar prevista a sua participação). O Ardingly College foi claramente a melhor equipa das três, destacando-se a boa prestação dos 'nuestros hermanos' do Alcobendas, um emblema com muita tradição no rugby espanhol. Quem observar os resultados pensará que o Setúbal, derrotado nos dois jogos de forma clara, não merece reconhecimento por um desempenho que, no ponto de vista dos resultados, não foi o melhor. Não é essa a nossa opinião, pois vimos um conjunto de atletas bastante novos e sem as rotinas e experiência dos 'quinzes' estrangeiros, enfrentar de igual para igual e sem medos equipas bem mais fortes.

Por fim, no grupo D, a expressão "Vini, Vidi, Vici" aplicou-se (e de que forma) ao trajecto da Selecção Nacional Sub16. O técnicos João Moura, Henrique Garcia e Francisco Branco devem ter ficado satisfeitos com a prestação dos seus atletas, que pouca ou nenhuma hipótese deram a Agronomia, CDUP e Palmerston RFC, relegados para uma luta (algo injusta, tendo em conta a diferença entre os clubes e a selecção) pelo segundo lugar. Destaque para o CDUP, que se saiu melhor deste combate a três, tendo todavia um jogo difícil contra os ingleses, que ficaram afastados dos 'quartos' por um ensaio, isto depois de, mais cedo, terem derrotado por uma margem mais pequena (quatro pontos) a formação da Tapada.

Nos jogos do segundo dia, as Finais, tanto CDUL como o Técnico mostraram que talvez merecessem um destino melhor na classificação geral, vencendo os seus jogos e obtendo o 9º e 13º lugar, respectivamente. Voltamos a destacar a prestação dos jovens de Setúbal, conjunto que participa na Segunda Divisão Nacional e que no Domingo competiu contra o CDUL e o Belenenses com valor e determinação, se bem que sem a capacidade para sair do Jamor com uma vitória, condição partilhada pela Agronomia e que o Cascais evitou, derrotando, no seu último jogo, os 'verdes' da Tapada da Ajuda.

Abordando agora os quartos de final deste escalão, a presença surpresa foi claramente a do Santarém, mas quem surpreendeu foram os atletas do Porto, os guerreiros do CDUP, que derrotaram o Greystones e juntaram-se ao Direito nas meias finais. Os 'advogados', tal como os jogadores do Ardingly, ultrapassaram adversários difíceis e venceram partidas renhidas para estarem presentes nas 'meias'. Nestas, o Direito superou um surpreendente CDUP, duas excelentes equipas, e passou para a final, onde enfrentaria a Selecção Nacional, que venceu o primeiro jogo sem dificuldade.

Uma última nota para mencionar que o Santarém, oitavo classificado no ranking final, teve um excelente resultado no jogo contra o Liceu Francês e para saudar os dois finalistas, em especial o Direito, o único 'quinze' a conseguir marcar um ensaio aos jovens Lobos, os grandes vencedores deste escalão.

É necessário repensar se se justifica a presença de um conjunto tão dominante, não sendo este um clube, elogiando não obstante aquilo que foi uma prestação que roçou a perfeição, composta por seis vitórias, oito pontos sofridos e um assustador total de cento e oitenta e oito pontos marcados, sobretudo se tivermos em conta que os jogos tiveram (apenas) a duração de 30 minutos (duas partes de 15'), com as finais a durarem 24 minutos (2 x 12') e a grande final a ter a duração inicialmente apresentada.

Os 23 jogadores do Santarém:

Francisco Gaia
José Martins
António Coimbra
António Branquinho
João Maria
Gonçalo Mesquitella " Estrelinha"
José Miguel Nogueira
Henrique Gomes da Silva " Galinha"
Diogo Felgueiras
Miguel Lalanda
Gonçalo Abreu
Tomás Carolino
João Garnacho
Francisco Moreira
Fernando Montoya
Martim Falcão Neves
Luís Carlos " Superescoteiro"
Vasco Valério " Cara de ovo"
Tomás Barata
António Gameiro
Gonçalo Cunha e Sá
Francisco Freitas Lopes
Gonçalo Luís
João Faro

Equipa técnica:
PTT e Quim

Malta abraço Gonçalo Cunha e Sá

PS- Para quem quiser as fotografias do youth festival estão no site principal do Santarém

5 comentários:

  1. Espero repetir para o ano =D

    ResponderEliminar
  2. Meus Caros,

    Boa tarde, espero que estejam bem.

    Não se esqueçam, neste caso o Sr. Gonçalo Cunha e Sá, que esse texto foi feito (99%) pelo Bernas Rosmaninho para o Rugby Portugal (www.rugbyportugal.com).

    Desejo-vos a melhor das sortes para os próximos jogos da vossa equipa (e obrigado pelas visitas ao site).

    Um abraço,

    Bernardo Rosmaninho
    (autor - rugbyportugal.com)

    PS: Crónica / Rescaldo do PRYF (http://www.rugbyportugal.com/2010/03/cronica-rescaldo-portugal-rugby-youth_30.html)

    PS2: Fotos do PRYF
    (http://rugby-pt-formacao.blogspot.com/2010/04/pryf-2010-fotografias.html)

    O resto das infos estão nos sítios do costume...

    ResponderEliminar
  3. Bem vinha aqui comentar o mesmo mas o "Bernas" já disse tudo.

    Gonçalo quando se retira coisas de sites blogs etc... temos que dizer "in site www....." ou in blog... para não sermos acusados de plagio como o fazem nos vossos trabalhos da escola que tendem a ser 100% plagiados da net onde só poem o vosse nome nº e turma.

    Bem não obstante agradeço ao Bernardo a excelente cronica realizada de todo o torneio e ao gonçalo por pelo menos se ter esforçado para por finalmente alguma coisa no blog.
    Mas sinceramente esperava mais de uma experiência tão boa como foi este torneio para nós...

    Falta agora a cronica ao jogo com a lousã. Merece...

    PTT

    ResponderEliminar
  4. pois este texto nao tive mta paciencia para escrever!!
    sim eu vou começar a por qnd tirar de outros sites e blogues!

    ResponderEliminar